Cursos

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) atua em Manaus e nos 61 municípios do Amazonas, ofertando cursos em unidades próprias de ensino ou por meio de parcerias com instituições de natureza pública federal, estadual ou municipal, além do setor empresarial, com organizações não governamentais e com outras entidades.

Os cursos de Qualificação Profissional oferecidos por meio dos variados projetos e programas implementados pelo Cetam. Eles são voltados à formação profissional básica, à qualificação e requalificação de pessoas que pretendem se inserir no mercado e a profissionais que já atuam nele. Os interessados devem acompanhar a programação dos períodos de inscrições. Durante cada período de inscrições, que pode ser presencial ou pela internet, o Cetam realiza ampla divulgação tanto nas mídias institucionais quanto na imprensa local. A divulgação da oferta de cursos é realizada ao longo do ano, em períodos diferenciados, de acordo com cada projeto.

Já a Formação Técnica, composta por cursos técnicos de nível médio e especializações técnicas de nível médio, o método de ingresso será por meio de aprovação e classificação em prova de seleção pública, de acordo com as definições no edital do processo seletivo específico, para preenchimento das vagas ofertadas, por meio de programas de governo aos quais o Cetam tenha aderido ou ainda por meio de matrícula social (conforme necessidade). Os cursos técnicos são ofertados em três formas:

a) concomitante: oferecida a quem ingressa ou esteja cursando o ensino médio, efetuando-se matrículas distintas para cada curso;

b) concomitante intercomplementar: desenvolvida simultaneamente em distintas instituições ou redes de ensino, mas integrada no conteúdo; e

c) subsequente: ofertada aos egressos do ensino médio.

Tanto os cursos de qualificação profissional quanto os cursos técnicos e as especializações técnicas poderão ser ofertados na forma presencial, na modalidade de educação a distância ou ainda por meio do ensino remoto.

 

Para mais informações pontuais, clique em uma das imagens a seguir: