Programas, Projetos e Parcerias

A parte interessada deve enviar Ofício para protocolo@cetam.am.gov.br, encaminhada ao Diretor-Presidente do Cetam, especificando o assunto e demandas.

Os departamentos competentes do Cetam se reúnem junto ao demandante para verificação da viabilidade de execução da parceria e realização de visitas in loco quando necessário. Havendo a viabilidade da parceria, será formalizado o Acordo de Cooperação Técnica entre as partes.

 

 

Veja a seguir alguns de nossos projetos:

CETAM NA EMPRESA

O projeto Cetam na Empresa tem como objetivo oferecer Educação Profissional aos colaboradores das empresas do Estado do Amazonas, bem como a comunidade em geral, por meio de cursos de qualificação profissional.

A proposta reconhece a empresa como um ambiente privilegiado de ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades obtidas através da associação entre teoria e prática.

Os cursos são oferecidos nas dependências das próprias empresas dos setores da indústria, comércio e serviço.

CETAM NO GOVERNO

São parcerias realizadas entre o Cetam e as Secretarias governamentais que integram o âmbito federal, estadual e municipal.

São ofertados cursos de Qualificação Profissional, compreendidas como um processo permanente de aperfeiçoamento e atualização das experiências profissionais adquiridas, onde o trabalhador tem a oportunidade de ampliar suas competências profissionais de acordo com a necessidade das Secretarias
solicitantes, na qual são atualizados os cursos.

CETAM NO TERCEIRO SETOR

O projeto Cetam no Terceiro Setor é desenvolvido por meio de parcerias realizadas entre o Cetam e as instituições não governamentais que integram o Terceiro Setor.

São ofertados cursos de qualificação profissional designados como ponto de partida para o ingresso no mercado de trabalho, habilitando o indivíduo à atuação em determinada área do conhecimento de
acordo com a necessidade da comunidade solicitante. Os cursos são realizados no próprio ambiente das instituições parceiras.

EMPREGA+ CETAM

O projeto Emprega+ Cetam tem o objetivo de promover a inserção no mercado de trabalho dos alunos egressos dos cursos de formação Técnica, Qualificação Profissional e Especialização Técnica do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como propósito capacitar os cidadãos para se tornarem profissionais competitivos, facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

Por meio do projeto Emprega+ Cetam, os alunos matriculados nos cursos em andamento e os egressos serão cadastrados para concorrerem a vagas de emprego em empresas de diversos setores produtivos, com as quais serão firmadas parcerias para aproximar os alunos das oportunidades de trabalho. Dentre as principais ações do projeto estão o levantamento dos profissionais qualificados pelas Unidades de Educação Profissional e Tecnológica (UEPTs) do Cetam; o mapeamento periódico de vagas de emprego para os concluintes dos cursos; o estabelecimento de parcerias com empresas para inserção dos alunos egressos no mercado de trabalho; e a promoção de ações que desenvolvam a capacidade empreendedora dos alunos.

Para garantir uma comunicação eficiente entre alunos, coordenação do projeto e empresas, será utilizado um sistema integrado de comunicação, incluindo WhatsApp, webchat e telefonia, possibilitando maior interação entre os envolvidos. Essa etapa é realizada pelo Instituto de Tecnologia e Inovação Evereste, que é o parceiro do Cetam no projeto.

SOLDADO CIDADÃO

O projeto Soldado Cidadão tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar, complementando sua formação cívica-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.

Funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional. Escolas técnicas e militares são parceiras na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil.