Saavedra recebe elogios e recursos do Ministério da Saúde

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) teve aprovado pelo Ministério da Saúde, o projeto de modernização da Escola Técnica Enfermeira Francisca Saavedra, que funciona como escola de saúde na formação, qualificação e especialização de profissionais no Amazonas. A unidade do Cetam faz parte da rede de 37 escolas técnicas do SUS espalhadas pelo Brasil. De acordo com o consultor de Investimentos para a área de escolas técnicas do SUS, Carlos Spezia, que esteve em Manaus, o Saavedra é uma referência no setor. Segundo ele, um aporte de R$ 500 mil em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através da Unesco, via Ministério da Saúde, vai atender as necessidades de modernização da Saavedra, que em um ano de existência já recebeu cerca de 30 mil alunos. Os investimento para a modernização e fortalecimento institucional da rede de escolas técnicas do SUS tem o irrestrito apoio do Ministério da Saúde e beneficiarão não somente a capital Manaus, mas também os 62 municípios amazonense, isto porque o Saavedra atualmente é responsável pela qualificação de 5 mil Agentes Comunitários de Saúde no Estado.

A Saavedra fica localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul, possui 25 salas de aula e funciona em três turnos. Na Escola são oferecidos cursos de Nutrição, Hemoterapia, Biodiagnóstico, Segurança no Trabalho, Radiologia e Agente Comunitário de Saúde e também de Informática.

“Precisei de apenas alguns dias ver que a escola funciona em excelentes condições. Da administração a estrutura e o quadro técnico a recursos humanos”, elogiou Spezia. Segundo o consultor, a partir de abril o processo para modernização começa a andar. O dinheiro investido será utilizado na compra de livros para a biblioteca, aquisição de veículos, modernização de programas de solfware e projetos de pós-graduação e especialização de recursos humanos.

Os projetos terão recursos do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores de Enfermagem – Profae. Os recursos orçamentários e financeiros do Profae são provenientes de fonte do Tesouro Nacional (50%) e de fonte externa – BID (50%) e a sua execução segue normas acordadas em acordo de empréstimo.

“A execução dos projetos, as modalidades serão as mesmas que o Projeto de Investimentos vem desenvolvendo, ou seja, na aquisição centralizada por lotes dos equipamentos e ou contrato de financiamentos, através de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde/UNESCO”, revelou Spezia.

No caso específico da Escola Técnica de Saúde do Amazonas, Enfermeira Francisca Saavedra, o projeto de investimento teve sua elaboração de forma coletiva, proporcionada pela excelente qualidade do corpo técnico da Escola o que muito acrescentou no elenco das prioridades técnicas da escola.

De acordo com o relatório de Spezia, “é importante frisar que o apoio do governo do estado do Amazonas foi fundamental para que isso ocorresse, uma vez que a Escola Técnica encontra-se em pleno funcionamento e equipada para realização dos seus cursos técnicos”.

Para Spezia, é possível que este investimento produzirá resultados mais amplos no setor saúde tais como articulação entre a rede pública e privada de educação profissional; qualificação dos trabalhadores para responder a acelerada incorporação tecnológica nos serviços de saúde básica e especializada.