REDE CIDADÃ DIGITALCOMEÇA NO INTERIOR

O governo estadual, por meio do Centro de Educação Tecnologia do Amazonas começou, ontem (20), nos municípios do interior do Estado a segunda fase do projeto Rede Cidadã Digital, com aulas de informática básica nas escolas públicas, aos sábados, nos três turnos.

A segunda etapa vai até o dia 19 de agosto nos municípios de Humaitá, Rio Preto da Eva, Tefé, Maués, Carauari, Atalaia do Norte, Presidente Figueiredo e Lábrea.

No ano passado, a primeira fase do projeto formou 1500 alunos. O projeto é realizado numa parceria entre o Cetam, Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O Rede Cidadã Digital faz parte da política de inclusão digital do governo estadual tendo como público alvo o morador da comunidade próxima as escolas.

O projeto foi criado pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir o fosso digital existente possibilitando o acesso das comunidades ao conteúdo existente na Internet e outros serviços disponibilizados pela informática.

As aulas serão realizadas aos sábados nos turnos da manhã e da tarde com quatro horas diárias de duração. No total são 22 sábados do ano letivo o que dá 88 horas, assim distribuídas: 12h de Windows, 8 de Power Point, 24 de Excel, 4 de Internet, 12 de Digitação, 24 de Word e 4 de ICC.

Na parceria entre as instituições estaduais, a Seduc viabilizou a infra-estrutura necessária para a execução do projeto cedendo os laboratórios de informática e a estrutura da escola. O CDH vai entregar o fardamento para alunos e instrutores e é o responsável pelo controle de qualidade do projeto. O Cetam contrata os instrutores para ministrar as aulas, elabora o material didático e que faz a manutenção do dos equipamentos utilizados nas aulas.