Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto é o novo diretor-presidente do Cetam

PAS_9506

Há 28 anos contribuindo para a educação no Estado, o novo diretor reassume a autarquia após nomeação do governador Wilson Lima, publicada no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (21/09).

Currículo

Natural de Manaus, casado e pai de duas filhas. Atua no setor público desde 1992. É Doutor em Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Tem experiência acadêmica internacional, com intercâmbio acadêmico-cultural para professores estrangeiros realizado no Japão, em 2005.

Após cursar MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2005), participou de módulos realizados na Ohio University nos EUA (2006) e no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Portugal (2007).

Esteve presente na Cúpula Mundial de Inovação para a Educação (World Innovation Summit for Education – Wise), em 2010 e 2011, em Doha no Qatar; no Fórum Mundial de Líderes em Educação (Global Education Symposium) na sede do Google, em Mountain View na Califórnia (EUA), em 2014 e 2016; e no Fórum Social de Angola, em Luanda, na África, em 2016, como palestrante convidado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Participou ainda em eventos internacionais de tecnologia da informação e inovação como a Infocomm, nos Estados Unidos, o IMS Global Learning na Espanha e a Cebit, na Alemanha. Em 2018, realizou, ainda, visita técnica em escolas de educação profissional na região de Nantes, na França.

É autor do livro “Tecnologia Educacional: formação de professores no labirinto do ciberespaço”, publicado em 2007 pela Editora MemVavMem (RJ), e um dos autores do livro “Educação a distância: o estado da arte, volume 2” (2011), da Editora Pearson Education Brasil (SP), no qual escreveu o segundo capítulo intitulado “Superando barreiras naturais: a EAD na região Amazônica”.

Fez parte do Project Management Institute (PMI), da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), da Sociedade Brasileira de Computação – SBC, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação da Universidade Federal do Amazonas (GPPE/Ufam).

Foi professor de ensino médio em escolas da rede estadual, professor universitário em faculdade particular e na Ufam, como professor convidado na pós-graduação no curso de Especialização em Gestão da Educação (Ufam-PM/Semed), ministrando a disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão da Educação (2009).

Na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), trabalhou no Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), de 2000 a 2003; no Departamento de Gestão Escolar (Degesc), de 2003 a 2007; e no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (2007 a 2014), participando de um projeto de inovação tecnológica e inclusão educacional para mais de 3 mil comunidades rurais.

Durante sua gestão no Centro de Mídias, entre 2007 e 2014, o projeto de ensino com mediação tecnológica recebeu 12 premiações, sendo 9 em nível nacional e 3 internacionais, nas áreas de inovação no uso da tecnologia, de inclusão digital e de gestão de resultados.

Ainda na Seduc, foi Secretário Adjunto de Gestão (2014 a 2016), Secretário Adjunto Pedagógico (2016 a 2017) e Secretário de Estado de Educação (2017). Além disso, foi Diretor-Presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), de 2017 a 2018, sendo responsável pelo ensino profissional e tecnológico no estado neste período, onde conquistou três premiações nacionais inéditas para a instituição, além do prêmio de Líder Educacional do Ano (2018), outorgado pelo Latin American Quality Institute, no Rio de Janeiro.

Foi nomeado, pela segunda vez, Diretor-Presidente do Cetam em setembro de 2020.