O XIX Encontro Gestores do Cetam fortalece a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Amazonas

O XIX Encontro Estadual de Gestores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ocorreu de forma híbrida, entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2023, com o tema “Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Amazonas: interlocuções, desafios e prospecções”. O evento contou com a participação de gestores, educadores e profissionais ligados à área.

O encontro foi conduzido de maneira síncrona, com links disponíveis para cada dia de atividades. No primeiro dia, a abertura oficial contou com as boas-vindas do diretor-presidente, Fábio Albuquerque. Além disso, foram realizadas atividades como ginástica laboral e apresentações sobre gestão acadêmica e parcerias para fortalecimento das ofertas de EPT.

No segundo dia foi realizada a palestra sobre “O itinerário da Formação Técnica e Profissional (FTP) no Novo Ensino Médio (NEM)”, seguida por uma abordagem sobre monitoramento e avaliação na EPT, conduzida pela Coordenação de Monitoramento e Avaliação (CMA) do Cetam.

As Experiências de Sucesso e Projetos Inovadores foram apresentados, evidenciando o compromisso com a qualidade na educação profissional.

O Instituto Benjamin Constant (IBC) apresentou o projeto “Carregador Inteligente Portátil com Energia Renovável”, realizado pelos alunos da unidade, e o trabalho desenvolvido pelo corpo administrativo do IBC com o Boletim de Rendimento Acadêmico do Estudante.

A Escola de Educação Profissional e Tecnológica Aníbal Beça apresentou o tema Criação de E-book Metodologias Ativas.

O terceiro dia do encontro incluiu uma palestra sobre “Inovação e Educação Profissional e Tecnológica (EPT): competências necessárias para o profissional do futuro”. Em seguida foi tratado pela Gerência de Ensino o tema: Reestruturação das Coordenações.

Além disso, foram compartilhadas experiências de sucesso e projetos inovadores desenvolvidos nas escolas Bernardo Ramos de Gastronomia, Enfermeira Francisca Saavedra (saúde) e Padre Estelio Dalison.

O evento encerrou com palavras da diretora Acadêmica, professora Lussandra Mirelli, que destacou a importância do encontro para elevar ainda mais o nível da EPT no Amazonas.

O XIX Encontro Estadual de Gestores da EPT  proporcionou um espaço valioso para discussões, trocas de experiências e reflexões sobre os rumos da EPT no Amazonas, reforçando o compromisso da instituição com a excelência na formação profissional.

 

Foto: Marcelo Gusmão/Asscom Cetam