José Augusto é o novo Diretor-Presidente do Cetam

O professor José Augusto de Melo Neto é o novo Diretor-Presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Há 25 anos contribuindo para a educação no Estado, o novo diretor assume a autarquia após nomeação do governador Amazonino Mendes, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (6).

Currículo

O Prof. José Augusto de Melo Neto é natural de Manaus, Amazonas. Casado, pai de duas filhas, atua no setor público há 25 anos (desde 1992), sendo graduado em Letras com Especialização em Informática na Educação e Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, onde atualmente cursa Doutorado na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional.

É também MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, com módulos realizados nos EUA (Ohio University em 2006) e Portugal (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE em 2007).

Participou de intercâmbio acadêmico-cultural para professores estrangeiros no Japão em 2005, esteve presente na Cúpula Mundial de Inovação para a Educação (World Innovation Summit for Education – WISE), em 2010 e 2011, no Qatar; no Fórum Mundial de Líderes em Educação (Global Education Symposium) na sede do Google na Califórnia (EUA), em 2014 e 2016; e no Fórum Social de Angola, na África, em 2016, como palestrante convidado da UNICEF. Esteve ainda em eventos internacionais de tecnologia da informação como a INFOCOMM, nos Estados Unidos, o IMS Global Learning na Espanha e a CEBIT, na Alemanha, entre outros.

É autor do livro “Tecnologia Educacional: Formação de Professores no Labirinto do Ciberespaço” (2007), e um dos autores do livro “Educação à distância: o estado da arte, volume 2″ (2011).

É membro do Project Management Institute – PMI, do GT de Inovação e Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, da Sociedade Brasileira de Computação – SBC e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED.

Foi professor de ensino médio em escolas da rede pública estadual e professor universitário em faculdades particulares e na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, como professor convidado na pós-graduação.

Está desde 2000 na sede da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas – SEDUC, onde trabalhou nos Departamentos de Políticas e Programas Educacionais – DEPPE (2000 a 2003), de Gestão Escolar – DEGESC (2003 a 2007); e no Centro de Mídias (2007 a 2014), onde foi Diretor.

Durante sua gestão neste último Departamento, entre 2007 e 2014, o projeto de ensino com mediação tecnológica recebeu 12 premiações, sendo 9 em nível nacional e 3 internacionais, nas áreas de inovação no uso da tecnologia, de inclusão digital e de gestão de resultados.

Na SEDUC, foi ainda Secretário Executivo Adjunto de Gestão, Secretário Executivo Adjunto Pedagógico e Secretário de Estado de Educação.

Foi nomeado Diretor-Presidente do CETAM em dezembro de 2017.