Investimento em Educação Profissional e Tecnológica: um caminho rentável e transformador

Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Unibanco, destaca a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como um dos investimentos públicos mais rentáveis no Brasil.

Os dados revelam que cada R$ 1 investido na educação profissional e tecnológica de nível médio resulta em um retorno na remuneração do egresso superior a R$ 3.

O estudo analisou 76 estimativas do impacto da educação técnica, presentes em 16 estudos selecionados.

Os resultados evidenciam que os egressos desse nível de educação profissional têm 5,5 pontos percentuais a mais de chances de estarem no mercado de trabalho formal em comparação com trabalhadores sem formação.

As oportunidades de emprego formal para egressos da formação técnica de nível médio são 6,2 pontos percentuais superiores em relação aos que não concluíram o ensino superior.

A pesquisa destaca ainda que a formação profissional de nível médio aumenta em 6,8 pontos percentuais a probabilidade de um indivíduo estar ocupado ou procurando trabalho em comparação àqueles que possuem apenas o ensino médio regular completo.

Além disso, jovens que cursam o ensino técnico podem esperar uma remuneração, ao longo de suas vidas profissionais, cerca de 32% mais elevada do que a renda daqueles que concluem apenas o ensino médio regular.

Essas dados só comprovam que o Governo do Estado está no caminho certo ao investir na EPT por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A autarquia destaca-se como uma instituição comprometida com a formação técnica e profissional, alinhada com a ideia de que investir nesse segmento não apenas contribui para o desenvolvimento individual dos alunos, mas também para o progresso socioeconômico da região.

Ao oferecer cursos técnicos alinhados às demandas do mercado, o Cetam desempenha um papel crucial na capacitação de profissionais qualificados, proporcionando um impacto positivo tanto na empregabilidade quanto na qualidade de vida dos estudantes.

A missão do Cetam ressoa com a constatação da pesquisa sobre a rentabilidade e a transformação que a educação técnica pode oferecer, consolidando-a como uma peça fundamental no panorama educacional e econômico do Amazonas.

 

Foto: Cleudilon Passarinho/Asscom Cetam