Governo do Amazonas prepara cursos profissionalizantes para indígenas 

O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Fundação Estadual do Índio (FEI) , vai oferecer cursos profissionalizantes e de capacitação para indígenas.

Os órgãos discutiram o assunto na última quinta-feira (25/5), em Manaus, para estimular a profissionalização de indígenas em áreas correlacionadas a seu meio socioambiental e ao conhecimento tecnológico.

Além disso, conforme o governo, os cursos também abarcam questões relevantes à sociodiversidade e biodiversidade.

As tratativas foram entre o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, e a diretora-presidente do Cetam, Hellen Cristina Matute.

Hellen Matute disse que os cursos são oportunidade de difundir conhecimento qualificado para as comunidades originárias, que precisam estar cientes sobre as mudanças sociais do país.

“Queremos que os indígenas estejam capacitados para o mercado de trabalho atual, por isso é fundamental essa cooperação técnica entre o Cetam e a FEI, para qualificá-los da melhor maneira possível”.

Conforme Trovão, os cursos têm um direcionamento importante para os indígenas na governança das aldeias e de sustentabilidade e economia da floresta.

“Cursos que podem contribuir para o mercado de trabalho como informática, administração, tecnologia, agricultura e entre outros. Por isso, queremos que os nossos indígenas do estado se tornem capazes de realizar atividades de forma autônoma e eficiente”.

 

Foto: divulgação/Secom