Governo do Amazonas certifica 94 guias de turismo em curso técnico gratuito

Os 94 novos guias receberam, nesta segunda-feira (20/03), a certificação de formação profissional de Guia de Turismo Regional, curso técnico ofertado pelo Governo do Amazonas, através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A ação acontece em parceria com Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

O Certificado Cadastur de Guia de Turismo ofertado digitalmente pela Amazonastur, por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo, permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo.

“Um dos nossos fortes são as parcerias com os outros órgãos do governo e essa é uma determinação do governador, que tenhamos essa parceria com todos os órgãos. E hoje, estamos em parceria com a Amazonastur, formando mais de noventa profissionais de nível técnico para o turismo e com o selo do que é o braço forte do governo na educação profissionalizante” afirmou a presidente do Cetam, Hellen Matute.

A certificação dos profissionais deve ser uma importante ferramenta para elevar o desenvolvimento econômico e social no Estado através do turismo. A Amazonastur já qualificou mais de 1,5 mil pessoas em atividades ligadas ao setor, por meio da parceria com o Cetam, assinada em 2021.

De acordo com o diretor-presidente da pasta, Gustavo Sampaio, o investimento na área faz parte da estratégia para fomentar o turismo no Estado.

“A temporada de cruzeiros está em plena vigência, voos internacionais e nacionais foram retomados, é um mercado que está aquecido, é um mercado que anseia muito que os profissionais venham e atuem” disse Sampaio.

Curso
Neste curso foram formados 17 alunos em Presidente Figueiredo, 21 em Novo Airão e 56 em Manaus.

Após a conclusão, o profissional poderá atuar em diversas frentes, como agências de viagem e operadoras, organismos turísticos públicos e privados, além de poder atuar de forma autônoma, de acordo com o permitido pela legislação da profissão.

Os guias atuam, entre outras ações, assistindo e conduzindo pessoas ou grupos durante translados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional, respeitando o ambiente, cultura e a legislação.

Para Sardes Fernandes, que já atua no setor, receber a certificação marca uma nova etapa profissional.

“Essa necessidade de reciclagem é interessante porque a gente pensa que sabe tudo e na verdade é um aprendizado constante. A certificação é um motivo de orgulho muito grande. É um sonho pra mim que já estou na área há muitos anos” enfatizou o guia turístico.

Já Hellen Oliveira está iniciando a carreira como guia turística. O primeiro passo foi buscar qualificação e certificação.

“Eu tive a oportunidade de começar o curso para conhecer pessoas, para conhecer mais lugares e fazer novas amizades dentro do ramo do turismo. Agora é trabalhar, é correr atrás do sonho. Eu vou correr atrás de mais estudos, me profissionalizar ainda mais” disse Hellen.

Turismo regularizado
Atualmente, o Amazonas tem 421 profissionais guias de turismo regional atuando devidamente regularizados pelo Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Cadastur.

O cadastro é obrigatório para o exercício da atividade e a carteira de guia tem validade de 5 anos.

A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos através do cadastramento e sensibilização do exercício legal dos serviços turísticos.

Fotos: Cleudilon Passarinho/Asscom Cetam