ENFERMAGEM CETAM INICIA AS PRIMEIRAS TURMAS DE ESPECIALIZAÇÃO

O governo estadual, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), deu início, ontem, a formação das primeiras turmas de especialização em Enfermagem, na Escola de Saúde Francisca Saavedra, na Colônia Antônio Aleixo.

Inicialmente serão cinco turmas com 25 alunos, nos turnos da manhã, tarde e noite. Os técnicos passaram por processo seletivo e levarão seis meses para concluir os cursos de especialização nas áreas de: Terapia Intensiva Adulto, Terapia Intensiva Pediátrica, Terapia Intensiva Neonatal, Enfermagem do Trabalho e Urgência e Emergência.

A grande maioria dos alunos já trabalha na rede pública e particular de saúde. Eles irão receber aulas teóricas e práticas através de estágio supervisionado.

A Escola de Saúde teve aprovado pelo Ministério da Saúde, recentemente, seu projeto de modernização. A Francisca Saavedra é uma unidade de educação profissional do governo do estado, que funciona na formação, qualificação e especialização.

A unidade faz parte da rede de 37 escolas técnicas credenciadas do SUS espalhadas pelo Brasil. De acordo com a última avaliação da consultoria de Investimentos para a área de escolas técnicas do SUS, a Francisca Saavedra é uma referência no setor. Um aporte de R$ 500 mil em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através da Unesco, via Ministério da Saúde, será utilizado para atender as necessidades de modernização da unidade, que em um ano de existência e já recebeu cerca de 30 mil alunos.

Campanha – No próximo dia 7 será comemorado o “Dia Mundial da Saúde” e a Escola de Saúde vai festejar promovendo uma campanha de vacinação contra a Febre Amarela, Antitetânica, rubéola e hepatite B. Os horários serão nos turnos da manhã e tarde.