Cetam inicia cursos de qualificação profissional na Colônia Antônio Aleixo

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) iniciou, na manhã desta quarta-feira (20), os cursos de qualificação profissional no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus. O objetivo é gerar oportunidades de ocupação e renda para moradores daquela área.

Os cursos integram o projeto Sinaleiras, que envolve um conjunto de ações para tirar as crianças e famílias dos sinais de trânsito de Manaus. A iniciativa interinstitucional envolve 13 órgãos do Governo do Estado, órgãos municipais, Ministério Público do Trabalho e associações beneficentes que atuam na causa da criança e do adolescente em Manaus.

Nesta primeira etapa, o Cetam ofereceu os cursos de Manicure e Pedicure e Barbeiro, que acontecem na Escola Estadual Gilberto Mestrinho e atendem 40 pessoas da comunidade nos horários da manhã e tarde. Uma nova turma de Informática Básica deve ser formada para atender a localidade.

O projeto Sinaleiras surgiu da necessidade de erradicar o trabalho infantil e dar uma ocupação para crianças que estavam trabalhando em sinais de trânsito e seus familiares. No dia 15 de Dezembro, o governador Amazonino Mendes lançou a colônia “De Férias Sim, na Rua Não”, para atender 237 pessoas, entre as quais 166 crianças e 71 familiares delas.

Dentre as atividades para crianças e adolescentes estão: partidas de futebol, vôlei, pingue pongue, cursos e aulas de informática. Já os familiares recebem qualificação profissional em cursos do Cetam, para inclusão no mercado de trabalho. Também será oferecido Crédito Solidário, para abertura de novos negócios como oportunidade de emprego e renda.