CETAM INICIA CURSO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

CETAM FORMA DOCENTES EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

O Centro de Educação Tecnológica do amazonas (Cetam) deu início à formação de docente em educação profissional em saúde, ontem de manhã, na Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, na Colônia Oliveira Machado. O pontapé inicial foi dado pelo diretor da instituição, Vicente Nogueira, que fez a abertura do curso que é realizado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública e a Fundação Oswaldo Cruz (Ficruz).
A previsão é de formar 60 alunos no Amazonas divididos oriundo de áreas, como medicina, odontologia, farmácia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, biologia, psicologia, veterinária e serviço social. O curso tem a duração de dez meses com carga horária de 540 horas. Os participantes saem com o título de especialista na docência em educação profissional técnica na área da saúde.
A coordenação nacional do curso é do Ministério da Saúde. A iniciativa é um projeto piloto voltado para a formação crítica, social e incorpora valores e princípios da reforma sanitária brasileira como marcos conceituais. O curso adota, ainda, a história das lutas sociais por saúde no Brasil como eixo de sustentação de sua estrutura curricular dando assim subsídios para análise da complexa realidade do setor e do processo histórico de defesa da saúde pública.
O curso acontece em mais dois estados, além do Amazonas – Mato Grosso do Sul e Bahia –, e tem como objetivo formar profissionais graduados nas diferentes subáreas da saúde e também em outras áreas, como administração e pedagogia, que atuam em cursos de educação profissional técnica em saúde, indicados pela direção das Escolas Técnicas do SUS (Etsus). O próximo estado a realizar o encontro será Bahia com data marcada para o próximo dia 4.