Cetam entrega mais de 400 certificados do Programa Mulheres Mil
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou, nesta quarta-feira (18/6), a cerimônia de encerramento das aulas e entrega de certificado do programa Mulheres Mil. A iniciativa, voltada à inclusão social e qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade, formou 412 trabalhadoras, reafirmando o compromisso do Governo do Amazonas com a qualificação profissional e a cidadania.
Nesta edição, as participantes foram contempladas com cursos de qualificação profissional em diversas áreas como, Corte e Costura, Intérprete de Libras, Recepcionista, entre outros.
As novidades de 2025 foram os cursos de Apicultor em Iranduba, além do acompanhamento psicológico para todas as participantes durante o curso.
As atividades foram desenvolvidas na capital e Iranduba, promovendo não apenas a qualificação, mas também a inclusão e empoderamento.
O projeto Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com os estados, e conta com o apoio de diversas instituições, dentre elas a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Durante a formação, as participantes tiveram acesso a um suporte completo, incluindo acompanhamento de assistentes sociais e psicoterapeutas, além de oficinas pedagógicas destinadas a preparar os professores para atuar com sensibilidade às realidades das alunas.
Durante o programa, muitas histórias de superação marcaram os cursos.
Uma das ex-alunas, Angélica Rodrigues, contou como a qualificação abriu portas para a superação da depressão. “Estava em um momento de depressão por um luto e fazer o curso foi a melhor decisão que eu tomei, pois consegui socializar. Me somou muito como pessoa, transformou o momento que eu estava passando. Tenho muito a agradecer”, disse.
Além da superação das barreiras emocionais, a ex-aluna Eunice Sodré, contou como planeja seguir o sonho do empreendedorismo, já que é a única atuante financeira em casa.
“O projeto trouxe uma oportunidade muito boa para mim. Eu nunca tinha utilizado uma máquina de costura e no curso eu aprendi. Quero empreender e essa será a oportunidade para eu ter meu sustento para mim e meus filhos, que dependem só de mim”, relatou.
Com a conclusão desta etapa, o Cetam já se prepara para novas turmas do Mulheres Mil, reafirmando seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades e o fortalecimento do papel feminino na sociedade.
Fotos: Cleudilon Passarinho/Asscom Cetam