Cetam e Fepiam assinam termo de cooperação técnica para qualificar indígenas e promover inclusão social

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) celebraram parceria na terça-feira (12/12), assinando um termo de cooperação técnica para qualificar indígenas e fomentar a inclusão social por meio da oferta de cursos estratégicos de Qualificação Profissional.

Sinésio Trovão, diretor-presidente da Fepiam, enfatizou a relevância dessa parceria para o avanço dos indígenas. “Temos como prioridade, em parceria com o Cetam, oferecer cursos que abrem portas para o mercado de trabalho, proporcionando renda e empregabilidade às comunidades indígenas”, disse Trovão durante a cerimônia de assinatura.

A Fepiam atenderá as necessidades específicas das comunidades indígenas, utilizando informações detalhadas sobre as demandas locais para orientar os cursos a serem oferecidos pelo Cetam.

A intenção é proporcionar oportunidades que estejam alinhadas com as características e potencialidades de cada grupo étnico.

As atividades de cursos profissionalizantes, de acordo com as necessidades das comunidades indígenas, estão previstas para iniciar durante o início de 2024, gerando oportunidade de trabalho, renda e empregabilidade aos povos tradicionais.

Para o diretor-presidente do Cetam, Fabinho Albuquerque, o termo de cooperação é de fundamental importância.

“Para nós do Cetam, a educação profissional tem que chegar a quem precisa. E, justamente, a Fepiam vai nos indicar esse caminho e conforme determinação do governador Wilson Lima as duas entidades sendo parceiras, vamos atingir o objetivo de ambas. E é com grande orgulho que assinei esse convênio para que possa melhorar sempre a vida da população amazonense”, destacou.

 

Foto: divulgação/Cetam