Cetam destaca avanços durante sua participação na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) marcou presença na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada na sede do Governo, bairro Compensa, zona Oeste, nesta terça-feira (21/11). O evento, promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), contou com a participação do diretor de Relações Empresariais e Institucionais do Cetam, Amilton Gadelha, que na ocasião representou o presidente, Fábio Albuquerque.

No fórum estadual, Amilton ressaltou a determinação do governador Wilson Lima em fortalecer as oportunidades de trabalho e renda para os amazonenses por meio do avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ele destacou que um dos desafios propostos pelo governador é a implantação da internet das coisas, visando capacitar a população para o uso eficiente dessas ferramentas interligadas.

Enquanto o Cetam se destaca na promoção de avanços tecnológicos, a SNCT, sob o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, busca popularizar a ciência por meio de inovações que estimulem a curiosidade e motivem a discussão das implicações sociais da Ciência.

Jeibi Medeiros, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, ressaltou a importância da CT&I como vetor de desenvolvimento econômico e social, enfatizando os projetos de incentivo à inovação e expansão regional para 2024, como o Parque Tecnológico BIO&TIC, Dinâmica dos Rios, Parque Tecnológico Alto Solimões, e o projeto Curauá, entre outros.

Além disso, durante a 15ª reunião do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, apresentou os investimentos significativos realizados de 2019 a 2023 para apoiar a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de projetos científicos no estado.

A Fapeam, que financia mais de 12 mil projetos de pesquisa, reforçou seu compromisso com a interiorização da ciência nos 62 municípios do Amazonas, destacando a destinação de mais de R$ 10 milhões para fomentar projetos de pesquisas por meio do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas.

A Fundação se destaca como a quinta agência de fomento no mundo que mais investe em pesquisas sobre a Amazônia.

Foto: Cleudilon Passarinh0/Asscom Cetam