Alunos do programa Educação Profissional Articulada ao Ensino Médio (EPAEM) terão aulas nas escolas do Cetam

Desde 2023, estudantes da rede estadual do Amazonas passaram a contar com uma nova oportunidade de formação técnica por meio do programa Educação Profissional Articulada ao Ensino Médio (EPAEM), fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A nova sigla substitui o Novo Ensino Médio (NEM) não apenas na nomenclatura, mas também em formato.
A partir deste ano, o programa passou a contar com uma nova sistemática que amplia o acesso à formação técnica de qualidade.
Inicialmente realizado nas escolas da Seduc, o programa ganhou um novo formato em 2025: 685 alunos passarão a ter aulas técnicas nas unidades do Cetam no contraturno do Ensino Médio regular.
A mudança permite que os estudantes utilizem laboratórios modernos e bem equipados, necessários para a realização de cursos técnicos que exigem estrutura especializada.
Com o uso dos laboratórios das Unidades de Educação Profissional e Tecnológica (UEPT) do Cetam, os estudantes poderão se qualificar em cursos que exigem ambientes especializados, como Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrônica, Técnico em Estética, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Design Gráfico e Técnico em Saúde Bucal.
A oferta desses cursos reflete a busca por uma formação profissional alinhada às demandas do mercado e às vocações locais.
Para garantir a permanência e o bem-estar dos alunos — muitos deles menores de idade — as unidades do Cetam passaram por adaptações.
Foram criados refeitórios, salas de descanso e espaços de convivência, além do reforço na segurança e no acompanhamento pedagógico, assegurando um ambiente acolhedor e apropriado à rotina dos jovens.
Com essa iniciativa, o Cetam fortalece seu compromisso com a educação profissional e técnica, promovendo oportunidades concretas de transformação social e inserção produtiva para a juventude.
A proposta do EPAEM é formar cidadãos mais preparados para os desafios do mundo do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento do estado.
Foto: divulgação Cetam