O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) que desenvolve ações relacionadas à oferta de educação profissional em todo estado do Amazonas, com foco na capacitação de pessoas para a ampliação das oportunidades de empregabilidade e de geração de renda por meio do trabalho autônomo.

O Cetam atua em Manaus e nos 61 municípios do Amazonas, ofertando cursos em unidades próprias de ensino ou por meio de parcerias com instituições de natureza pública federal, estadual e municipal, com o setor empresarial, com organizações não governamentais e com outras entidades.

A oferta de educação profissional realizada pelo Cetam está distribuída em três segmentos distintos: formação técnica, qualificação profissional e inclusão digital.

  • No segmento de formação técnica são ofertados cursos Técnicos de Nível Médio, com carga horária mínima de 800h, que duram de 18 a 24 meses. Esses cursos são destinados para pessoas que estão cursando ou que já concluíram o ensino médio, e que sejam aprovados em uma prova de seleção prévia, conforme disposto em editais específicos. Ainda nesse segmento, são ofertados cursos de Especialização Técnica (Pós Técnico), com carga horária mínima de 200h, que duram de 3 a 6 meses. Esses cursos são voltados a profissionais que já concluíram um curso Técnico na área correlata, e que sejam aprovados em uma prova de seleção prévia, conforme disposto em editais específicos.
  • No segmento de qualificação profissional são ofertados cursos de curta duração, com carga horária de 20h a 240h, que duram de 1 a 16 semanas. Esses cursos são destinados para todas as pessoas, independente da escolaridade, cujas inscrições são feitas de forma eletrônica ou de forma presencial, em períodos estabelecidos de acordo com cada projeto e divulgadas antecipadamente.
  • No segmento de inclusão digital, o Cetam oferta cursos de informática básica e avançada, com carga horária mínima de 80h. Esses cursos são para pessoas com idade igual ou superior a 14 anos e que estão cursando, no mínimo, o 8º ano do Ensino Fundamental, cujas inscrições são feitas de forma eletrônica ou de forma presencial, em períodos estabelecidos de acordo com cada projeto e divulgadas antecipadamente.

As empresas e demais instituições interessadas em estabelecer parceria com o Cetam devem enviar documento oficial à sede administrativa desta autarquia, situada na Av. Pedro Teixeira nº 2354 – Dom Pedro – CEP: 69040-000 – Manaus – AM.

As instituições localizadas no interior do estado devem entrar em contato diretamente com o representante do Cetam no próprio município.