Turma de Eletrotécnica do Cetam/Boa Vista do Ramos ajuda comunidades rurais na geração de energia limpa

18_BVR_Téc-1

 

Em Boa Vista do Ramos (distante de Manaus 271 quilômetros em linha reta), alunos do curso “Técnico em Eletrotécnica” aplicam o que aprendem em sala de aula ajudando moradores da comunidade a encontrar maneiras mais sustentáveis de se obter energia.

Sob a supervisão do Instrutor do curso, professor David Damasceno, e aproveitando o material que um dos moradores locais já possuía, os alunos instalaram na propriedade dele um sistema de energia solar Off Grid (Sistema Fotovoltaico). A residência agora passará a utilizar a eletricidade gerada a partir da captação da energia solar.

O professor explica que nessas aulas extras, os discentes não somente aplicam a teoria aprendida em sala na atividade prática de planejamento e instalação das placas, mas também abrem os olhos para uma possibilidade de fonte energética barata e abundante na região. “Nossa região é um excelente mercado para o setor energético. A radiação solar média que incide sobre a superfície daqui oferece grandes perspectivas. É nessas práticas de campo que os alunos começam a enxergar além da superfície visível, percebendo essas oportunidades, esses potenciais”, comenta o instrutor.