Curso de Podologia do Cetam abre perspectivas de inserção no mercado de trabalho

076

Turma iniciou as aulas em março deste ano e concluirá estudos em agosto de 2020. Objetivo é ampliar conhecimentos para atuar na área e conquistar mais clientela

Os pés são nossa base. Eles nos sustentam, transmitem sensações e nos transportam para todos os lugares. Então por que não levarmos a sério o cuidado com eles? E é isso que o Centro Estadual de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) está proporcionando, por meio de seus cursos técnicos e de qualificação. Além de preparar o profissional para atuar na área, ainda beneficia a população com bons serviços.

A sexta turma do curso Técnico em Podologia, ofertado pelo Cetam na Escola de Formação Profissional Padre Estelio Dalison, bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, está a todo vapor. Os alunos estão aprendendo técnicas e estudando as teorias para serem profissionais capacitados, que atendam às exigências do mercado de trabalho.

O técnico de Podologia tem um vasto campo de atuação. Pode trabalhar como autônomo e também no setor privado como academias, clínicas, clubes e salões de belezas. Quando recebe o diploma, o está apto para cuidar de todos os tipos de patologias da área da podologia. Seu ambiente de trabalho é em cabine fechada e com instrumentos esterilizados.

A professora Luísa Albuquerque, 59, da disciplina Técnicas de Podologia, é esteticista e podológa e comenta que ser instrutora do Cetam é muito gratificante. “Os alunos costumam nos dar retorno positivo, pois sempre querem aprender mais para serem grandes profissionais”, ressalta.

A turma do curso Técnico em Podologia é formada 25 pessoas, a maioria mulher. O único aluno do sexo masculino é Raimundo Soares, 42. Atualmente, ele ganha a vida trabalhando como barbeiro, profissão que aprendeu em curso ofertado pelo Cetam. “Pretendo ser técnico em Podologia para poder atender mais clientes e complementar minha renda.”

Outra aluna do curso, Cristina Brito, 35, tem como foco principal a formação para enriquecer seus conhecimentos, pois trabalha como manicure e pedicure. “Penso em unir o útil ao agradável. Estou em busca de melhorar de vida. Por isso quero ser uma profissional da área da podologia.”

O Eixo Tecnológico do curso de Podologia é Ambiente e Saúde. Possui carga horária de 1.200 horas. A turma iniciou as aulas dia 25/03/2019 e finalizará em 20/08/2020.

012