Cetam/Maraã: alunos dão exemplo de espírito público e engajamento durante recuperação de fachada de UBS

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) esteve presente em diversas ações no Outubro Rosa, ápice da campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Contribuindo nesse sentido, instrutores e alunos de diferentes cursos ofertados pelo Cetam ressaltaram a importância da realização do autoexame e da mamografia por meio de ações sociais que dessem visibilidade à campanha.

Uma dessas ações foi realizada pelos alunos finalistas do curso Técnico em Administração do Cetam/Maraã, localizado a 862 quilômetros de distância de Manaus em linha reta. No dia 10/10, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde local, a turma ofertou para o público feminino do município diversos serviços gratuitos.

Denominada “Abertura da Campanha do Outubro Rosa”, a ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Benedito Ramos. Entre os serviços ofertados destacou-se esmaltação de unhas; massagens motivacionais; e atendimento odontológico, além de palestras em relação à prevenção pelos profissionais locais, tais como nutricionistas, dentistas e assistência social.

Seria somente mais uma das inúmeras ações sociais características do engajamento do Cetam, se não fosse a boa primeira ação que precedeu essa segunda ação. Os alunos do Centro de Educação deram uma prova impar de espírito público ao sugerir melhorias, a serem feitas por eles mesmos, na fachada da unidade básica de saúde.

Reforma na Unidade – Durante a ação, a secretária de saúde do município, Fernanda Moraes, fez-se presente e aproveitou a oportunidade para agradecer aos alunos e ao instrutor Ananias Gomes de Andrade pela pintura na UBS.

A iniciativa da pintura partiu dos próprios alunos, segundo Andrade. “Com esta ação, a turma ficou motivada e viu como uma espécie de ‘novo horizonte’ do que é um técnico administrativo”, afirma Ananias.

Para o aluno Jackson dos Santos Monteiro, 37, a ação foi de extrema importância, pois por meio do diagnóstico é possível, na prática, saber gerenciar e administrar instituições. A aluna Meilyn Leiene Barbosa, 17, ressalta a importância da comunidade durante a ação. “Não é só o poder público que tem a obrigação de cuidar dos bens da sociedade. E não é difícil manter a boa estrutura do que é nosso.”

Em relação à escolha da UBS para a reforma, o discente Alejandro Goes, 20, explica que a unidade já estava engajada com a campanha. “A turma apenas impulsionou as ações. E a cor da pintura é justamente para fazer menção ao mês em questão. Temos vínculo com o município e é por isso que abraçamos essa causa. Para os moradores serem beneficiados com a melhoria”, completa Alejandro.