11.-Juruá_Prática-Paquímetro&Micrômetro

 

Acima, alunos do curso “Técnico em Mecânica” do Cetam/Juruá (distante de Manaus 713 quilômetros em linha reta), totalmente envolvidos nas aulas práticas de metrologia com o uso do paquímetro e micrômetro.

“A metrologia faz parte do cotidiano de qualquer pessoa, ainda que não seja notada pela maioria. Essa aula, em um primeiro momento muito simples, é importante e significativa para o aprendizado de vida pessoal e, sobretudo, profissional de cada um”. Os alunos percebem a importância da metrologia na tomada de decisões que afetarão a qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos nos locais de trabalho ou mesmo em seus próprios negócios. Também há grande importância da metrologia na saúde, quando uma dosagem medicamentosa pode significar a vida ou uma situação de risco. Ou no supermercado, quando a “metrologia legal” garante que quando se compra um quilo de feijão, realmente estamos pagando por esse um quilo do produto e nada menos que isso”, explica o instrutor do curso, professor José Luiz Andrade.

Ele contou, ainda, da satisfação em saber da diferença positiva que esse aprendizado já produziu na vida dos alunos, caso do aluno Antônio Luiz de Souza, que foi convidado a integrar a equipe de um novo projeto na empresa em que trabalha. “O Antônio Luiz foi convidado para um novo projeto na empresa. Isso porque ele demonstrou eficiência nos testes de seleção da equipe de trabalho, graças ao que apreendeu nas aulas teóricas e práticas realizadas. Ganhou, assim, uma oportunidade de fazer parte da equipe”, conta, com muito entusiasmo, o professor José Luiz Andrade.