Alunos de Paisagismo do Cetam/Estelio Dalison dão uma repaginada no jardim do IBC

Quem não se sente bem em um lugar que esteja visualmente bonito e bem cuidado? Alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC), localizado no centro de Manaus, estão tendo essa sensação boa desde que o jardim da instituição passou por uma repaginação.
O trabalho de poda e replantio de várias espécies na área do IBC, unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), foi realizado pela primeira turma do curso Técnico em Paisagismo da Escola de Formação Profissional Padre Estelio Dalison, outra unidade do Cetam na capital.

6f3b69af-0979-465c-8a9a-b1961462c6b3
As aulas práticas na área externa da instituição acontecerão em duas etapas: em dezembro e no início de 2020. A manutenção do jardim foi supervisionada pela professora Valeska Ferreira, 36, instrutora da turma. Segundo ela, a atividade é chamada Projeto de Revitalização e Intervenção Paisagística.

“O jardim do IBC estava precisando de manutenção. Então a turma começou a fazer o tratamento do solo e da vegetação, removendo restos de plantas mortas e realizando o remanejo de algumas espécies”, explica Valeska, informando que a turma fez um traçado de como deveria ficar o jardim e foi executando o planejado.

IMG_0680
A turma do curso Técnico em Paisagismo, composta por 10 alunos, afirma estar gostando muito do curso. Eles estão animados com a perspectiva de inserção no mercado de trabalho. Jéssica Fernandes, 27, aluna e representante dos colegas, reforça que o objetivo do curso é a capacitação para o mercado de trabalho.Jéssica Fernandes, 27, aluna e representante dos colegas, reforça que o objetivo do curso é a capacitação para o mercado de trabalho.“Essa área está em franco crescimento. Nós pretendemos montar um negócio próprio de manutenção de projetos paisagísticos”, contou Jéssica.

Outra aluna do curso, Rosenilda Pinto, 34, diz que sempre buscou o curso Técnico em Paisagismo, entretanto nunca encontrava. “Então surgiu a oportunidade no Cetam e me inscrevi. Tive que abdicar de muitas coisas para poder fazer o curso e não me arrependo da escolha que fiz.”
WhatsApp Image 2019-11-28 at 17.04.21
A diretora da Escola Padre Estelio Dalison, professora Arlene Bonfim, conta que o resultado da primeira turma do curso está sendo satisfatório. “Existe a possibilidade de o curso ser novamente ofertado, pois há mercado para a área. E a cada dia a procura por esses profissionais aumenta”, comenta a diretora.

IMG_0758