Seduc-AM e Cetam oferecem cursos no bairro Tancredo Neves

A comunidade do Tancredo Neves e demais bairros adjacentes da zona Leste serão beneficiados com a oferta de cursos de qualificação profissional para residentes da área. Os cursos serão realizados por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).  O secretário-executivo adjunto de Educação da capital, professor Bibiano Filho, e a diretora-presidente do Cetam, professora Joésia Pacheco, estiveram reunidos com moradores da área para apresentar propostas de cursos e ouvir sugestões da comunidade.

As aulas acontecerão na Escola Estadual Rofram Belchior, nos turnos da manhã, tarde e noite. As inscrições serão dias 17 e 18 de julho, das 9h às 16h, nas dependências da unidade de ensino. Serão ofertados 35 cursos e 1.150 vagas. As aulas começarão em agosto, em data ainda a ser confirmada.

A escola Rofram Belchior começou a ser construída em 2011 e vai ser entregue à comunidade neste ano, por determinação do governador Wilson Lima e do secretário de Estado da Educação, Luiz Castro. Ela será organizada pela Seduc-AM para atender o ensino médio a partir de 2020. Até o final deste ano, as 12 salas de aula existentes no local serão ocupadas por turmas de alunos dos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Cetam.

Para se inscrever nos cursos é preciso que o candidato leve cópias de documentos como CPF, Carteira de Identidade, comprovantes de residência e escolaridade. No ato da inscrição é necessário observar alguns critérios exigidos. Para alguns cursos, o candidato precisa estar cursando o ensino médio. Já em outros, basta ter o ensino fundamental. É importante frisar que cada pessoa só poderá se inscrever em um único curso para que um maior número de pessoas tenha a oportunidade de se qualificar.

Cursos ofertados: Atendente de Farmácia; Assistente Administrativo; Agente de Portaria; Auxiliar de Contabilidade; Operações em Logística; Língua Brasileira de Sinais Básico (Libra); Assistente de Vendas; Almoxarife; Agente de Inspeção de Qualidade; Instalação e Manutenção de Ar Condicionado; Operador de Caixa; Artesanato com Fuxico; Artesanato com Pintura em Tecido, Artesanato com Materiais Reciclados, Decoração com Balões, Design de Sobrancelha, Maquiagem, Café Regional, Confeitarias e Doces e Salgados, Culinária Temática: Ceia de Natal, NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, NR-35 – Segurança no Trabalho em altura, Pintor de Obras e Atendimento ao cliente.

Qualificação – A cozinheira Suely Moreira da Silva, 37, moradora do bairro, não escondia a felicidade com a notícia. Ela disse que irá se inscrever em algum curso de artesanato. Quer aprender para vender e aumentar sua renda. “Trabalho em restaurante das 4h às 14h. Então vou tentar estudar à noite. Fiquei feliz por saber que lembraram da gente e por ser de graça”, informou.

Daniel Costa, 29, trabalha com manutenção predial e avisou que sua esposa, a dona de casa Roberlani dos Santos, 32, fará sua inscrição. “Trabalho pela manha e à tarde, mas não deixarei de estudar. Quero fazer um curso na minha área”, disse. Já Roberlani, mãe de três filhos, também já adiantou que gostaria de aprender algum tipo de artesanato.

O microempresário Eraldo Vasconcelos, representante da comunidade e presidente do Conselho de Saúde do Tancredo Neves, estava presente na reunião. Ele ressaltou a satisfação de saber que jovens do bairro terão uma ocupação até o final do ano, período em que as dependências da escola serão ocupadas pelos cursos do Cetam.