Qualificação profissional garante a tão sonhada vaga para o mercado de trabalho

Por meio do estudo é possível mudar minha vida? Essa dúvida pesou para Sinoel Venâncio, 23, quando se viu desempregado há três anos. Ele trabalhou durante um ano e dois meses produzindo e vendendo biscuits para uma empresária dona de uma loja virtual, até ser dispensado e entrar  na condição de mais um desempregado entre tantos espalhados pelo país. Após um longo período de promessas de emprego, sem sucesso, uma amiga estimulou Sinoel a conhecer os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Ele gostou de vários cursos,  mas se interessou em cursar “Conferente de Mercadorias”. O passo seguinte foi lutar para conseguir uma vaga, finalmente conquistada. “Nesse curso aprende-se a conferir e a separar todos os produtos comercializados pela empresa, a receber e expedir cargas. O ofício possui alta demanda no mercado de trabalho, pois está presente em vários ramos da comercialização.”

Sinoel conta que 15 dias após concluir o curso foi contratado para trabalhar como conferente de mercadorias em um supermercado. Na seleção da vaga, ele destacou-se por ter realizado um curso pelo Cetam e também por todas as técnicas aprendidas na instituição. “Para desempenhar essa função é importante saber fazer um armazenamento correto, seja de produto seco, produto congelado, resfriados etc.”

Sinoel conta que entre seus planos está o de continuar se qualificando para o mercado de trabalho.  Para isso, afirma que realizará outros cursos pelo Cetam. Conta que, futuramente, pretende começar uma faculdade na área de Logística, visando ser um profissional completo.

Dicas preciosas

A professora Maria Alyne Malveira da Costa, instrutora do curso Conferente de Mercadorias, contou que além de ministrar as aulas de qualificação profissional, ajudou também os alunos a montar o currículo. Também deu dicas de como se portar em uma entrevista de emprego e como melhorar suas habilidades.

Segundo a instrutora, além das aulas do curso é de suma importância repassar para os alunos como funciona o mercado de trabalho. “O objetivo de todos, depois da capacitação, é a tão sonhada vaga de emprego. Por isso o preparo psicológico também é muito importante”, informa Maria Alyne, frisando que busca melhorar a autoestima dos alunos, fazendo com que enxerguem que têm potencial para o mercado de trabalho, por mais que estejam anos sem trabalhar.

O curso Conferente de Mercadorias ocorreu no período de 30/09 a 30/10/2019, totalizando uma carga horária de 60 horas. As aulas foram ministradas pela instrutora Maria Alyne, formada em Administração na área de Tecnologia da Informação e também é técnica em Eletrônica. O Cetam qualificou 28 alunos no curso.

 

                                                Sinoel (2)

                                                  Sinoel (de preto) só pensa em crescer. Está em seus planos fazer outros cursos

                                                  para melhorar o currículo ainda mais.