Acontecerá até dia 11/04/2008 , a votação do Prêmio das crianças do mundo pelos Direitos das Crianças  2008.  – WCPRC ( http://www.childrensworld.org/)  o maior programa educacional do mundo destinado a promover o desenvolvimento humanitário de crianças e jovens. Ele se baseia  no respeito aos direitos humanos/da criança, à democracia e ao meio ambiente.
Público alvo-  são principalmente, crianças e adolescentes com idades entre 10 e 17 anos. Esse prêmio é dado a pessoas que realizam projetos em seus países, fazendo valer os  Direitos da Criança. 
Todos os alunos das Escolas Amigas Mundiais têm o direito de votar nessa eleição. Em 2007,  5,2 milhões de crianças votaram, e entre elas alunos da Rede Pública Estadual de Ensino do Amazonas.
Este ano em nosso estado  08 (oito)  escolas  estão  participando  através do Portal Educacional Cetam Digital (http://www.aprendebrasil.com.br/childrensworld2008/) são elas: 

E.E. Augusto Carneiro, com três (3)  educadores  e setenta e três (73) alunos envolvidos;
E.E Princesa Isabel, com 2 (dois) educadores  e 120 (cento e vinte) alunos envolvidos;
E.E Prof. Ondina de Paula Ribeiro com 1 (três) educador e 174 (cento e setenta e quatro) alunos envolvidos;
E.E. Vicente Telles de Souza, com 3 (três) educadores e 46 (quarenta e sies) alunos envolvidos;
E.E. Roderick de Castelo Branco, com  2 (dois) educadores e 175 (cento e setenta e cinco) alunos envolvidos;
E.E Júlia Bittencourt, com 6 (seis)  educadores e 850 (oitocentos e cinqüenta) alunos envolvidos;
E.E. Prof. Ruy Alencar, com 3 (três)  educadores e90 (noventa) alunos envolvidos;
E.E. Marcantonio Vilaça, com 2 (dois)  educadores e 353 (trezentos e  cinqüenta e três) alunos envolvidos;
Há toda uma  preparação para a  votação. Os alunos recebem  informações divulgadas com a ajuda dos professores através da leitura das revistas enviadas às escolas pelo Portal Educacional CETAM Digital para que os mesmos possam conhecer todos os trabalhos desenvolvidos pelas candidatas e possam assim, escolher, na visão deles, a merecedora do prêmio.
Os candidatos deste ano foram nomeados por sua grande atuação pelos Direitos da Criança, e foram escolhidos por um júri  infantil.
As candidatas ao prêmio deste ano de 2008, são tidas como heroínas e são: Josefina Condori do Peru, Agnes Stevens do EUA e Somaly Mam do Camboja.

Josefina Condori é nomeada por sua longa trajetória de luta pelas meninas que trabalham como domésticas no Peru, muitas vezes em condições semelhantes à escravidão.
Agnes Stevens é nomeada por seus 20 anos de luta pelas crianças sem-teto nos EUA.
Somaly Man é nomeada por sua longa e muitas vezes perigosa luta para salvar meninas vendidas como escravas para os bordéis do Camboja.

A votação mostra aos alunos a importância da cidadania, da escolha de candidatos pelo seu trabalho, ensinando-os a valorizar seu voto.
É possível trabalhar com o WCPRC na maioria das disciplinas escolares, tornando esse projeto interdisciplinar.
Com certeza nossas crianças poderão exercer seu papel de cidadão, aprendendo e votando.

Seja um Amigo Mundial!