Parceria Cetam-Prosamim inicia cursos para moradores

Fotos: Gabriel Oda

O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) deu início, esta semana, às aulas dos cursos de qualificação profissional oferecidos em parceria com a Unidade de Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

São 9 cursos, distribuídos em 14 turmas, realizados em três unidades do Prosamim: parques residenciais São Raimundo, Mestre Chico e Liberdade. Cada turma tem, em média, 30 alunos. A maioria reside nos apartamentos do Prosamim. Mas a parceria também atende moradores de áreas próximas.

Alguns cursos são de curta duração (20 horas) e outros chegam a ter 160 horas. Entre eles está o curso de Informática básica; Atendente de farmácia; Educação ambiental; Legislação ambiental; Recepcionista; Operador de caixa; Assistente de vendas; Noções básicas de empreendedorismo; e Operação em logística.

O objetivo da parceria é qualificar, profissionalmente, moradores do programa e residentes em bairros vizinhos. A professora Maria Rita Simas Duarte, instrutora do curso “Noções básicas de empreendedorismo” em uma turma do Parque Residencial Mestre Chico, está otimista.

Segundo ela, a expectativa é levar mais conhecimentos aos alunos, para que tenham a oportunidade de conseguir um emprego formal. “Quem sabe eles também não terão a chance de abrir um negócio próprio? Esse é um dos objetivos do curso”, complementa Maria Rita, que ministra o curso sobre empreendedorismo há 14 anos.

A psicóloga Mercedes Senna, coordenadora do elo Prosamim/Mestre Chico desde a sua fundação, há sete anos, ressalta que os cursos oferecidos pelo Cetam estão sendo muito proveitosos. “A maioria dos moradores carece de formação. Fazemos uma pesquisa para saber quais as demandas para o mercado de trabalho e, assim, geramos os cursos”, explica.

Segundo Mercedes, é de grande importância a oferta de qualificação para os residentes nos residenciais do Prosamim. “Quando o novo governador assumiu, reafirmamos a parceria com o Cetam para continuarmos com os cursos de qualificação. Ainda não há os de nível técnico, mas pretendemos ofertar em breve”, ressalta.

Negócio próprio – Adilson dos Santos, 38, é morador do Parque Residencial Mestre Chico, na Cachoeirinha, Zona Sul, e está fazendo o curso de “Noções básicas de empreendedorismo”.  Atualmente ele trabalha como carteiro e faz faculdade de Educação Física. Adilson diz que o curso lhe ajudará muito. “Quero administrar o comércio dos meus pais e também pretendo abrir e coordenar uma escolinha de futebol para crianças depois que acabar minha faculdade.”

Já Karen Lorrane, 19, que é vizinha ao Mestre Chico, aproveitou para também fazer o curso de empreendedorismo. “Meu sonho é cursar faculdade de Medicina Veterinária. E esse curso me ajudará a ter ideia para montar um negócio próprio e, quem sabe, mudar minha vida.”

A parceria Cetam/Prosamim continuará durante todo o ano, com mais cursos sendo oferecidos gratuitamente. A psicóloga Mercedes Senna informa que está sendo avaliada a necessidade dos moradores e comunidade vizinha. Só então irão anunciar a data para as inscrições e formadas as novas turmas.