Manaus, 31 de Outubro de 2014  
 Busca:
ÚLTIMAS NOTICIAS:  

Faça seu cadastro e receba informações do Cetam.

Nome:
Email:



Hoje 213 Acessos
Total de Acessos 3431313
Desde 25/03/2007
Salvar como mp3
Governo do Estado abre inscrição para 25 mil novas vagas no “Oportunidade & Renda”
18/03/2013
 



O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), estará com inscrições abertas nos dias 19, 20 e 21 de março, de 18h às 21h, para 25 mil novas vagas em cursos de qualificação profissional do projeto “Oportunidade & Renda”, em Manaus.

 

Na capital, serão ofertadas vagas em 35 cursos distintos, como Agente de Informações Turísticas, Alimentador de Linha de Produção, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Balconista de Farmácia, Auxiliar Administrativo, Manicure e Pedicure, Pintor de Obras, entre outros.

As inscrições, e posteriormente os cursos, serão realizadas em 45 escolas da rede estadual, em cinco Centros de Educação de Tempo Integral e em sete Núcleos do projeto Jovem Cidadão. Todas as unidades de ensino participantes do “Oportunidade & Renda” encontram-se identificadas com uma placa indicativa.

Os documentos necessários para inscrição são: Cópia do RG (exigida no ato da inscrição), Cópia do CPF (exigida no ato da inscrição), Cópia do Comprovante de residência, Cópia do Comprovante de escolaridade, Cópia do Título de Eleitor, 2 Fotos 3×4, Cópia da Carteira de Trabalho (se houver), Cópia do PIS (se houver) e Cópia do Certificado de Reservista (se houver).

O diferencial desta vertente do projeto é que as aulas são realizadas apenas no período da noite, ocupando espaços disponíveis nas escolas da rede pública estadual de ensino. As aulas iniciam no dia 15 de abril, no horário de 18h às 21h e, a carga horária dos cursos varia de 40h a 160h.

Além das novas vagas na capital, o Governo do Estado destinará para as pessoas do interior, 10 mil vagas, em 53 tipos de cursos. Nestas localidades, o Cetam irá ofertar cursos como Beneficiamento do Pescado, Café Regional, Horticultor de Legumes Orgânicos, Mecânica de Motocicleta, entre outros. O período de inscrições e o início dos cursos vão atender calendário específico em cada município.

Emprego e Renda

No “Oportunidade & Renda”, os participantes são qualificados para assumir postos de trabalho ou para a geração de renda, por meio da formação de profissionais autônomos.

Após a conclusão dos cursos voltados para a empregabilidade, o aluno é encaminhado para cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine Amazonas), coordenado pela Setrab, onde poderá colocar-se à disposição para concorrer a vagas no mercado de trabalho. E o aluno que for qualificado para a geração da própria renda, por meio do trabalho autônomo, será encaminhado à Afeam para a avaliação de concessão de financiamento para abrir o próprio negócio.

O projeto, lançado pelo governador Omar Aziz em 2012, é executado pelo Governo do Estado, numa ação de transversalidade de vários órgãos estaduais, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), em parceria com o Fundo de Promoção Social, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), sob coordenação do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A lista completa dos cursos ofertados e das escolas participantes encontra-se no site: www.oportunidaderenda.am.gov.br

 


Login:
Senha:
 









Leia Tambem:
CETAM DIVULGA GABARITO DO PROCESSO SELETIVO 2010
CETAM forma indígenas na Calha do Alto Solimões
Governo do Amazonas inaugura 1 º núcleo do projeto “Jovem Cidadão” no Alvorada II.
Curso técnico em Hemoterapia do CETAM ganha destaque em Brasília