Manaus, 23 de Abril de 2014  
 Busca:
ÚLTIMAS NOTICIAS:  

Faça seu cadastro e receba informações do Cetam.

Nome:
Email:



Hoje 907 Acessos
Total de Acessos 3112448
Desde 25/03/2007
Salvar como mp3
Governador Omar Aziz lança projeto “Oportunidade & Renda” com oferta de 22,5 mil vagas
06/03/2012
 



O governador do Amazonas, Omar Aziz, lançou na manhã desta terça-feira, 6, na sede do Governo, na Compensa, a primeira etapa do projeto “Oportunidade & Renda” que tem como objetivo qualificar e encaminhar mão de obra para o mercado de trabalho. Através do projeto, que integra o programa “Amazonas Social” do Governo do Estado, estão sendo oferecidas, inicialmente, 22,5 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos, sendo 18 mil para Manaus e 4,5 mil para o interior.

Além da qualificação, o projeto orientará o beneficiário para o acesso ao emprego ou, no caso dos profissionais autônomos, ao microcrédito. De acordo com o governador Omar Aziz, até o final do ano deverão ser oferecidas 60 mil vagas e até 2014 o Governo do Estado pretende qualificar 200 mil pessoas. “Agora estamos lançando o programa na capital e em 23 municípios, mas vamos chegar a todos, tanto com a qualificação quanto com o financiamento”, garantiu.

Para Manaus, serão oferecidos inicialmente 43 cursos de qualificação profissional, a serem ministrados em 40 pontos da cidade – 4 Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti’s), 29 Escolas Estaduais e 7 Núcleos do Jovem Cidadão –, espalhados por toda a capital. Os cursos possuem cargas horárias variadas de 30 a 240 horas e serão executados no horário das 18h às 21h. As inscrições serão realizadas de 13 a 15 de março nos próprios locais, no horário das 17h30 às 21h.

As aulas iniciam no dia 9 de abril e todas as escolas participantes do “Oportunidade & Renda” encontram-se identificadas com uma placa indicativa. A listagem completa dos cursos ofertados e das unidades de ensino onde eles serão realizados encontra-se no site: www.oportunidaderenda.am.gov.br.

No primeiro momento, o “Oportunidade & Renda” também chegará a 23 municípios do interior, com a oferta de 4,5 mil vagas em 18 cursos distintos, que iniciarão no dia 28 de maio. O período e local de inscrições serão divulgados posteriormente.

Segundo o governador, o programa está vinculado às necessidades de mercado e à vocação das pessoas, entre elas o trabalhador autônomo, mas também pretende gerar oportunidade para as mulheres e pessoas com deficiência física. “Nós estamos procurando atender principalmente as mulheres, que não tiveram, ao longo de suas vidas, uma oportunidade de fazer uma faculdade, se profissionalizar, e, quando se veem sozinhas, ficam desamparadas. Por isso, vamos focar muito nelas”.

O “Oportunidade & Renda” será coordenado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com a participação de vários órgãos, numa ação de transversalidade envolvendo as Secretarias de Estado do Trabalho (Setrab), da Educação (Seduc), da Assistência Social (Seas) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), além da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e o Fundo de Promoção Social (FPS).

Emprego e Renda

O objetivo do Governo do Estado é qualificar mão de obra que possa assumir postos de trabalho nas áreas dos cursos ofertados ou para a geração de renda, por meio da formação de profissionais autônomos. Para alcançar este objetivo, o “Oportunidade & Renda” conta com a participação da Setrab e da Afeam. Durante as aulas, cada aluno receberá também instruções de como candidatar-se a vagas de emprego ou de como adquirir financiamento para começar o próprio negócio.

Após a conclusão dos cursos voltados para a empregabilidade, o aluno será encaminhado para cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine/Amazonas) – coordenado pela Setrab. O aluno que for qualificado para a geração da própria renda, por meio do trabalho autônomo, será encaminhado à Afeam para a avaliação e orientação para concessão do financiamento “Oportunidade & Renda”, de até R$ 2,5 mil.

Documentação necessária para inscrição:

Cópia do RG (exigida no ato da inscrição)
Cópia do CPF (exigida no ato da inscrição)
Cópia do Comprovante de residência
Cópia do Comprovante de escolaridade
Cópia do Título de Eleitor
2 Fotos 3x4
Cópia da Carteira de Trabalho (se houver)
Cópia do PIS (se houver)
Cópia do Certificado de Reservista (se houver)


Login:
Senha:
 









Leia Tambem:
Cetam abre inscrições para 5.174 vagas em Manaus e Iranduba
Cetam divulga relação de candidatos selecionados para entrevista no Projeto Jovem Cidadão