Futuros técnicos em agropecuária do Cetam/Benjamin Constant durante prática de campo

      WhatsApp Image 2019-05-16 at 20.18.51 (1)

 

Mais uma aula prática de campo com os discentes do curso Técnico em Agropecuária, no Cetam/Benjamin Constant. Acompanhados do instrutor, professor Jamison Barbosa de Oliveira, alunos realizaram atividades de solo e topografia, práticas envolvendo planimetria e altimetria, utilizando o aparelho “teodolito eletrônico”, momento em que puderam avançar além da teoria repassada, ao ver como levantar informações sobre medições horizontais, verticais e sobre o relevo dos terrenos.

Nesse mesmo dia, eles passaram por capacitação sobre georreferenciamento utilizando o sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS (em inglês, global positioning system). Sob a orientação do instrutor, os estudantes foram desafiados a resolver vários casos em que deveriam mapear os imóveis, referenciando os vértices de seu perímetro ao Sistema Geodésico Brasileiro, assim definindo sua área e posição geográfica.

O gerente acadêmico do Cetam no município de Benjamin Constant, professor Marcelo Fabiano Farias, ressaltou que a carga horária prática é de vital importância para a formação dos técnicos. “O Cetam atua para que os alunos tenham um sólido embasamento teórico quando saem da instituição. Mas, tendo em vista as sempre exigentes dinâmicas do mundo do trabalho, não abandonamos o importante princípio do ‘aprender fazendo’”, afirmou o professor.