Componente Curricular: técnicas de montagem em PCI e soldagem

WhatsApp Image 2019-05-17 at 10.10.19 (1)

 

Alunos do curso Técnico em Eletrônica, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas em Itacoatiara (Cetam/Itacoatiara), durante mais uma aula prática do componente curricular “Técnicas de Montagem em PCI e Soldagem”.

Nesse momento os alunos aprendem a identificar e interpretar a função de todos os componentes que constituem uma dada PCI. A partir disso são capazes de ler os valores de cada um desses componentes: valores de resistência, para os que funcionam como resistores; valores de capacitância, para os capacitores.

O instrutor responsável, professor Ronalcy Salgado, explicou mais um pouco sobre a proposta da aula. “Essa parte da prática de montagem de PCI é divida em duas etapas: primeiramente, o aluno deve conhecer bem os componentes, suas aplicações e funcionalidades; também deve aprender as simbologias e, finalmente, deve estar apto a conseguir montá-los na placa. Só então passamos para a segunda parte, que diz respeito às técnicas e práticas de soldagem.”

Após passarem pelo estudo dos componentes simples, os futuros técnicos avançarão para o próximo assunto: os componentes SMD (Surface Mounting Devices).