CETAM oferta cursos através da escola técnica do SUS (ETSUS)

Cetam_Itinerariodosaber

O projeto Itinerário do Saber tem como objetivo promover o desenvolvimento de estratégias para a qualificação dos profissionais da área da saúde e educação, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).  As ações acontecerão em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, com foco também no fortalecimento da Atenção e do Cuidado como vetores integrativos da prática em saúde.

O CETAM ofertará os cursos de Caminhos do Cuidado: Formação em Saúde Mental (Crack, Álcool E Outras Drogas), Curso de Capacitação em Saúde Mental com ênfase no Transtorno Espectro Autista – TEA, Curso De Capacitação da Promoção e Qualidade de Vida através do Esporte, Formação no eixo de saúde mental voltado para Luta (judô, boxe, luta olímpica), Capacitação de Técnicos de Enfermagem em Qualidade e Segurança do Paciente com ênfase nos protocolos básicos do MS /ANVISA, Suporte Básico de Vida em Urgência e Emergência para: auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e condutores de veículos de urgência.

Os cursos tem como características de execução a oferta nos seguintes moldes: 40 horas do tempo investidas em horas presenciais (teóricas), sendo um encontro por semana com a carga horária de 8h/encontro e 20 horas em observações de campo.

A formação acontecerá no Centro Cultural Thiago de Melo e parceiros e possibilitará aos atores envolvidos: ACS, Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Educador Físico e Professores.

Destaque para o curso de Caminhos do Cuidado: Formação em Saúde Mental (Crack, Álcool E Outras Drogas) que capacitará os profissionais a atuarem em conjunto com a Rede de Atenção Psicossocial, visando melhorar a atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas e de seus familiares. Esse acolhimento e cuidado ao usuário de forma integral pressupõe um novo olhar sem preconceitos e sem exclusão de qualquer natureza.

O CETAM/SAAVEDRA ofertará ainda na modalidade de Educação a Distância (EaD) o curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

Esta iniciativa é do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que atua em conjunto com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ) e com a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS).

As inscrições serão realizadas no Centro Cultural Thiago de Melo, no período dos dias 2 a 6 de outubro, das 08:30 as 12h, quando será, no ato da inscrição, informado aos inscritos a data de inicio dos cursos.

No ato da inscrição o candidato a vaga deverá apresentar a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de escolaridade (diploma ou declaração atual).