Acesso à Informação

Ações e Programas

Programas e Linhas de Ação

As ações e programas finalísticos do Cetam são relacionados diretamente à sua missão institucional e estão organizados de acordo com os segmentos de atuação. Em cada ação/programa institucional são desenvolvidos projetos diversos, conforme exposto a seguir:

Linha 1  – Educação Profissional Técnica (Formação Técnica)

Programa(s):

  • Curso Técnico de Nível Médio

No segmento de formação técnica são ofertados cursos com carga horária mínima de 800h, que duram de 18 a 24 meses. Esses cursos são destinados para pessoas que estão cursando ou que já concluíram o ensino médio, e que sejam aprovados em uma prova de seleção prévia, conforme disposto em editais específicos.

  • Especialização Técnica (Pós Técnico)

Os cursos de Especialização Técnica (Pós Técnico) possuem carga horária mínima de 200h, que duram de 3 a 6 meses. Esses cursos são voltados a profissionais que já concluíram um curso Técnico na área correlata, e que sejam aprovados em uma prova de seleção prévia, conforme disposto em editais específicos.

Linha 2 – Formação Inicial e Continuada  (Qualificação Profissional)

Programa(s):

  • Cetam nos Centros de Convivência

Além das três escolas de educação profissional próprias em Manaus, o Cetam também atua nos sete Centros de Convivência da Família, por meio de uma parceria interinstitucional com a Secretaria de Estado da Assistência Social – SEAS, com a oferta regular de variados cursos de qualificação profissional.

  • Cetam no Terceiro Setor

O projeto Cetam no Terceiro Setor é realizado em parceria com instituições sem fins lucrativos, para a oferta de cursos de qualificação profissional para a comunidade, de uma forma geral. Para que o Cetam possa atender a demanda oriunda dessas parcerias, é necessário que a instituição interessada disponha de estrutura mínima necessária para a realização do curso solicitado.

  •  Cetam na Empresa

Esse projeto é desenvolvido em parceria com empresas do setor privado que pretendem qualificar seus colaboradores, desde que aceitem disponibilizar parte das vagas de cada curso para pessoas que estão fora do mercado de trabalho.

Os cursos são ofertados nas instalações das empresas parceiras dos setores industrial, comercial ou de serviço. O Cetam na Empresa possibilita que as aulas práticas sejam realizadas com equipamentos e ferramentas já utilizadas no próprio ambiente de trabalho, o que garante aos participantes um maior aproveitamento e aprendizagem.

Linha 3 – Ação/Programa: Inclusão Digital e Sociedade de Informação

  • Comunidade Digital

Para impulsionar a ação de inclusão digital, o Cetam desenvolveu o projeto Comunidade Digital, destinado à sociedade de uma forma geral. Nesse projeto, os cursos de informática são realizados em parceria com igrejas, associações, clubes de mães ou qualquer instituição pública ou privada que possua estrutura física adequada para a realização das aulas.

Relatórios da Autarquia Relatórios da Ouvidoria

*Observação: O acesso ao link com os relatórios de anos anteriores está temporariamente em manutenção corretiva | Protocolo de Atendimento Prodam nº  57834.2023.

Relatórios das Pesquisas de Satisfação

*Observação: O acesso ao link com os relatórios de anos anteriores está temporariamente em manutenção corretiva | Protocolo de Atendimento Prodam nº  57834.2023.